Sem Tedio»Notícias»Deputado Julio Cesar: “Esporte é elemento transformador

Deputado Julio Cesar: “Esporte é elemento transformador

Deputado Julio Cesar: "Esporte é elemento transformador

O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos) afirmou, em entrevista ao programa JBR Entrevista, que o esporte é um elemento transformador na sociedade. Durante a conversa, o parlamentar fez um balanço de sua trajetória política no Distrito Federal, destacando sua atuação na Secretaria de Esporte e a criação de leis que fortaleceram o esporte amador e profissional na capital.

Júlio Cesar está no terceiro mandato. Começou a carreira em Brasília em 2012 como Secretário de Esporte. Foi eleito deputado distrital em 2014, deputado federal em 2018 e reeleito em 2022. Suas principais bandeiras são a defesa da família e o esporte, além de atuar na área social e na defesa dos idosos.

O deputado contou que, ao assumir a Secretaria de Esporte, percebeu que o foco era apenas o futebol, enquanto outras modalidades, como as artes marciais, não tinham apoio. Ele disse que passou a incentivar todos os esportes e a valorizar os atletas. Entre os legados, citou o programa Compete Brasília, que começou como uma ideia na secretaria e depois virou lei. O programa passou de 100 para mais de 5 mil atletas atendidos por ano. Também foi estendido o Bolsa Atleta para a categoria Paralímpica.

Júlio Cesar lembrou que, como deputado distrital, aprovou uma Lei de Incentivo ao Esporte local. A lei ficou quatro anos parada e foi regulamentada em 2023, quando ele retornou à Secretaria de Esporte a convite do governador Ibaneis Rocha. Hoje, empresas como BRB e Neoenergia já investem no programa.

O parlamentar destacou a trajetória do atleta Caio Bonfim, que recebeu apoio da secretaria e conquistou medalha olímpica e título mundial. Sobre os Centros Olímpicos, informou que eram três e hoje são 12, com o 13º em construção no Paranoá. O projeto Futuro Campeão, criado por ele, forma atletas de alto rendimento, com treinadores especializados. Já teve resultados no atletismo e nos saltos ornamentais, com atletas que chegaram aos Jogos Pan-Americanos.

Júlio Cesar afirmou que o esporte é uma ferramenta contra a criminalidade e a ociosidade. Disse que o poder público sozinho não consegue atender a todos e que, por meio de emendas parlamentares, ajuda cerca de 60 instituições que oferecem aulas gratuitas. Ele cobra que os jovens estejam matriculados na escola. Lamentou que, dos oito deputados federais da bancada do DF, apenas ele atue prioritariamente com essa bandeira.

O deputado também falou sobre projetos de lei. Um deles, de sua autoria, tornou a Lei de Incentivo ao Esporte Nacional perene, após o governo federal ter encerrado o ciclo anterior. Outro projeto, do qual foi relator, cria a Universidade do Esporte, voltada para a formação científica de treinadores. A proposta já foi aprovada na Câmara e está no Senado.

Sobre o cenário eleitoral de 2026, Júlio Cesar disse que o Republicanos cresceu no país. O partido passou de oito para 41 deputados federais e elegeu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A meta nacional é ultrapassar 50 deputados. No DF, a meta é eleger dois ou três federais. Ele se posiciona à direita e afirmou que o partido tem nomes fortes, como o deputado Fred Linhares.

O parlamentar criticou a interferência do Judiciário no Legislativo. Citou a suspensão da chamada “Lei da Dosimetria” pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a lei foi aprovada pela maioria no Congresso e deveria ser cumprida. Disse que o Judiciário precisa recuar e respeitar as decisões do parlamento.

Sobre o autor: Equipe Editorial

Equipe que une esforços na criação e revisão de textos para comunicar ideias com clareza e coesão editorial.

Ver todos os posts →