TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música



Abertura1 TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música

Aposto como algum dia você já cantou “Camila, Camila” a plenos pulmões. Mas será que já parou pra pensar em quem é essa mulher? Também já deve ter substituído aquela “Anna Júlia”, por outro nome qualquer, apenas para agradar uma pretendente.

Mas além de ser usada como uma tática de sedução praticamente irresistível, muito nome de mulher por aí também já foi utilizado em canções não muito lisonjeiras, ou sem intenção de conquista.

Conheça agora algumas das mais famosas, politicamente corretas ou não, nesse TOP 10 especial que preparamos para você!

01 Anna Julia TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música
Provavelmente a música de maior apelo popular do Los Hermanos. Lançada em 1999, Anna Julia foi sem dúvida uma das canções mais repetidas nas rádios brasileiras no início dos anos 2000. Composta por Marcelo Camelo, foi escrita baseada na história de um amor não correspondido de um amigo do cantor. O sucesso chegou a incomodar os integrantes do grupo, que defenderam ser mais do que uma banda de um hit só. No entanto, a música chegou até mesmo a ganhar uma versão do ex Beatle George Harrison.

02 Carolina1 TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música
Gravada em 2001 no cd Samba Esporte Fino, a Carolina de Seu Jorge demorou para se tornar conhecida. O sucesso da “menina difícil de esquecer” chegou mais tarde e trouxe consigo uma série de processos sobre os direitos autorais da música. O cantor se recusa a falar sobre a possibilidade de plágio, enquanto dois compositores brasilienses defendem que a musa inspiradora é a namorada de um deles. Confusões legais à parte, a canção se tornou sucesso principalmente depois de uma parceria com uma outra (Ana) Carolina, em 2005.

03 Dani TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música
Cantar Dani do Biquíni Cavadão é o equivalente a apertar a tecla F. Bem mais do que um nome de mulher, a canção é como gritar ao mundo uma busca pela liberdade. Composta por Carlos Coelho, integrante da banda e por Manno Góes do grupo Jammil, em 2005, a fonte de inspiração foi uma funcionária do Jardim Botânico, que comemorava seu aniversário. Mas quem acabou tomando a música para si foi mesmo Dani Monteiro, que ajudou a canção a se popularizar nas manhãs de domingo com seu programa Caminhos de Aventura.

04 Angela TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música
Raul Seixas estava em meio a altos e baixos em sua carreira quando declarou sua sede de Ângela. Sua quarta companheira, mais conhecida como Kika Seixas, serviu de inspiração para uma música de poética conotação sexual. Lançada no álbum Abre te Sésamo de 1980, a canção não conseguiu alcançar grande sucesso, já que dividia espaço com o censurado “Rock das Aranhas”, composto no mesmo final de semana que Ângela e com Aluga-se, primeiro single do cd e que foi regravada pelos Titãs no final dos anos 90.

05 Camila TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música
É surpreendente o número de pessoas que nunca parou para pensar em quem é a Camila do Nenhum de Nós. Considerada um hino contra a violência à mulher, o refrão grudento e fácil contribuiu para que o real significado se perdesse para a maioria das pessoas. Thedy Côrrea, compositor da música já declarou que sua inspiração veio de uma situação de abuso que acompanhou de perto e que cantar sobre isso foi uma decisão arriscada. “Aqui é mais confortável fazer letras que estimulem o sexismo ou utilizem violência como ingrediente.”

06 Fatima TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música
A Fátima cantada pelo Capital Inicial e composta por Renato Russo, nos anos 80, época do extinto Aborto Elétrico, não fala de uma mulher qualquer. A canção traça paralelos entre a realidade do mundo, suas guerras e os segredos de Fátima, que teriam sido revelados a três crianças em Portugal. Tendo a questão religiosa como pano de fundo, a música gerou e ainda gera discussões sobre sua temática, seja ela em defesa da fé ou do ateísmo. Seu sucesso aconteceu em 1986 e ganhou novamente às rádios com a regravação acústica, em 2000.

http://www.youtube.com/watch?v=0FrPrJimT9A

07 Sonia TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música
Se Raul Seixas usou a conotação sexual de maneira velada, Léo Jaime deixou as sutilezas de lado e foi direto ao ponto. A letra proibida de Sônia é de dar inveja aos funks mais politicamente incorretos da atualidade. Escrita inicialmente como uma homenagem a uma paixão adolescente, a versão original da canção ganhou contornos explícitos depois que a jovem deixou o cantor falando sozinho. Lançada em 1983, no cd Phoda C, a canção foi censurada. Essa censura, se tornou anos mais tarde, inpiração para outra música com nome de mulher, Solange.

http://www.youtube.com/watch?v=CsWAKiNX7TU

08 Silvia TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música
Falando em politicamente incorreto, impossível não lembrar de Camisa de Vênus e sua Sílvia. Longe de ter composto a mais romântica das canções, Marcelo Nova recebeu inúmeras acusações sobre a maneira como cantou sobre a moral duvidosa da mulher que desconfia traí-lo. Na primeira vez em que a interpretou, o cantor viu o público agregar um ousado “piranha” em meio ao refrão, e adotou a palavra como parte oficial da música. Mesmo fugindo do padrão imposto pela moral, Sílvia se tornou um clássico do rock destemido.

09 Janaina TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música
Se Dani é liberdade, Janaína é rotina. Uma empregada doméstica de 60 anos deu a Bruno Gouveia do Biquini Cavadão a inspiração para falar do desgastante dia a dia das mulheres que precisam sair de casa antes do amanhecer para trabalhar. O jogo de palavras da música e o nome Janaína surgiram em meio ao trânsito e embora tenha alcançado o sucesso em 1998, a canção quase ficou de fora do cd, ganhando força apenas depois da criação da melodia e da participação do sax de George Israel, do Kid Abelha. A música foi regravada em 2005 e 2007.

10 Carla TOP 10: Nomes de Mulheres Que Viraram Música
Para fechar a lista, a Carla de Ls Jack, nas palavras de uma Carla. Ter uma música com seu nome é uma coisa legal. Mas por uns dois meses. Depois disso é só aquilo que todo mundo lembra de cantar quando você passa. Escrita por Marcus Menna, em homenagem a sua esposa na época, a canção ganhou o rádio e se tornou rapidamente no hit do ano de 2002. Seu sucesso aconteceu em parte por causa da possibilidade de substituir o nome em questão por qualquer outro. Recentemente uma dupla sertaneja fez uma regravação, que teve pouca repercussão.

Além dessas Carolinas, Sílvias e Fátimas, muitas outras mulheres já serviram de inspiração para os mais variados estilos de música. Madalenas, Marias, Genis.

Você se lembra de alguma outra? Deixe seu comentário contando pra gente!

Por Carla Gomes, do Blog NaTV

 
Sobre Carla Gomes

Carla Gomes é viciada em séries e doente por livros. Jornalista, admira qualquer história bem contada. Escreve para o Blog Na TV e de vez em quando pode ser encontrada no Twitter: @_CarlaGomes_

Comentários

  1. Leandro Faria disse:

    Carla, excelente especial!
    Adorei conhecer um pouquinho mais da história dessas músicas. Afinal, quem nunca cantou Anna Julia, Carla ou Dani a plenos pulmões, né?
    Das que você citou, só não conhecia mesmo Ângela, Sônia e Sílvia.
    Mas o resultado final ficou excelente!

    Agora, fica a sugestão: por que não um especial, na mesma linha, com nomes de mulheres nas músicas internacionais? Tem Layla (Eric Clapton), Maria (Rick Martin), e só faltam oito, hahaha

    Bjos

    • Que bom que gostou!!

      As três que você não conhecia são as menos conhecidas da lista mesmo, mas te garanto que Silvia é uma das melhores opções para os dias em que vc estiver com vontade de expiar seu ódio contra alguém! Só substituir o nome..hehe..

      Pode dxar que vou considerar um especial parte II.. vou guardar essas suas sugestões! =)

    • Giselle disse:

      Tem Michelle, dos Beatles!!

      Eu acho que a música com nome de mulher que não poderia faltar era Danielle do MC Marcinho.
      kakaka
      Muito bom, adorei!

      • Danielle?? Mc Marcinho??

        Meus conhecimentos sobre funk não me permitem opinar sobre isso! hehehehe.. mas ouvi falar que tem gente que não só gosta desse estilo, como já frequentou algum baile funk por aí =)

  2. Ajudando na sujestão do Leco: tem Jolene (Dolly Parton), Dear Prudence (Beatles), Stella (All Time Low), Helena (My Chemical Romance)… agora só faltam 4! hahaha.
    Parabéns pelo especial! =D

  3. Muito bom, Carla!
    Frustração da vida inteira não ter uma música com meu nome. Tem uma de um grupo chamado Caribe Mix, mas é sofrível, tenho até vergonha de divulgar.
    ;)

    • Oi Tati!!

      Confesso que fiquei curiosa por essa versão do tal Caribe Mix mas acabei não encontrando a música em sua homenagem para ouvir.. =D

      Mas assim, acredite, as pessoas superestimam essa coisa de música com seu nome. Como eu disse, tem época que vc sente vontade de se chamar qualquer outras coisa!

      Obrigada pela vista!

  4. Excelente lista!

    conheço todas e entendi o easter egg!

    Parabéns pelo especial, gostei muito e aprendi coisas novas sobre as músicas! Toca RAULLL!!

    haha..

    bjs

    • Easter egg é para poucas pessoas entenderem.. hehe.. Dúvido que alguém mais perceba ^^

      Acho tão depressiva essa Ângela do Raul.. prefiro pedir pra tocar Biquini ou Marcelo Nova!!!

      =)

  5. Ana Luiza disse:

    Olha Carolinas são várias ne? Mas ainda tem a Luísa do Tom, ele tem uma outra também chamada Ana Luisa, tem também Cecília do chico -a música mais romântica de todos os tempos. Ahn tem também Amélia, Madalena,Ana (ANA Canas) isso só para lembrar de algumas.Amei o post!

    • Olha só Ana Luisa.. vc tem várias opções com seu nome, que chique! =)

      Realmente existem muitas outras músicas com nomes. Acabei focada nas mais conhecidas, mas acho que daria até mais uma edição nacional!

      Fico feliz que tenha gostado! ^^

  6. Angelo disse:

    Falto “Milla” composta por Manno Góes e Tuca Fernander (da banda Jammil). Essa música fez maior sucesso pelo Netinho, foi gravada por mais de 8 linguas

    • Oi Angelo,

      já tinham me falado sobre a falta da Mila na lista. Confesso que realmente não tinha lembrado da música. Sem dúvida um grande sucesso, gravada em 8 línguas como vc disse e em mais de 40 países..

      Acho que vai ficar para uma próxima lista! =)

  7. Também teve Aline,do Los Hermanos e Natasha do Capital Inicial.
    Além do mais tivemos a Débora do Zeca Baleiro entre outras mulheres nossas e deles. hehe

    • Lenivaldo, fiquei mto em dúvida entre colocar Fátima ou Natasha do Capital Inicial.. mas achei a primeira um pouco mais polêmica!

      Adoro Zeca Baleiro, Débora só ficou de fora pq não é tão conhecida assim..

      Obrigada pela visita =)

  8. luidi_hc disse:

    Legal a lista véi. Sobre a musica Carla, me diz que dubla sertaneja que não regrava uma musica que ta fazendo sussesso ou ja fez sussesso? esses sim gostam de pegar carona nas musicas de outros artistas praticamente destruindo as musicas! (Isso tbm vale pra axé, forró, tecnobrega e derivados) Poderia fazer uma lista do tipo: “As dez regravações mais descaradas de todos os tempos” com esses caras que regravam musicas quando estão no auge do sussesso.
    Ficadica!

    • Quem bom que gostou Luidi_Hc!

      Vou ser obrigada a concordar com isso. Grande parte dessas novas duplas sertanejas acabam reutilizando músicas q já fizeram sucesso como forma de chegar ao grande público. O estilo não é necessariamente o meu favorito, mas alguns deles acabam até mesmo conseguindo chegar às rádios de novo!

      Adorei a ideia de um especial sobre essas regravações!! Vou pensar nisso!!

      =)

  9. Juliana disse:

    Oi Carla
    achei bem legal, e a música Ângela e Sônia eu não conhecia.
    Agora, tem uma música com meu nome, que eu compartilho com vc a frustação de toda vez alguém cantar pra mim qdo falo meu nome, é irritante.
    A música é “Samba Juliana”, ngm merece

    • Samba Juliana parece ainda um pouco mais frustrante do que Carla =) Lembrei agora tbm de Renata do Latino.. algumas versões ninguém merece.. hehe..

      A Ângela é provavelmente a mais antiga da lista e a Sônia a menos politicamente correta, deve ser por isso que a maioria das pessoas acaba não conhecendo! =)

  10. Luiza do Tom Jobim… clássico

  11. Gustavo disse:

    Leila do Legião Urbana.
    pra versão internacional tem Lucile do B.B. King (é o nome da guitarra dele mas a musica é por causa de uma mulher que morreu durante um show dele).
    só 3 rsrs

    Fui..

  12. Thiago Silvério disse:

    Los Hermanos tem mais musicas com nome de mulher..

    Ana Julia, Aline, Bárbara, Lisbela e Melissa.

    • Oi Thiago, não conhecia nenhuma dessas outras músicas, além de Anna Julia. Difícil alguma delas ficar tão conhecida quanto, não é?

      =)

      • Thiago Silvério disse:

        A música Lisbela, do Los Hermanos, é tema principal do filme “Lisbela e o Prisioneiro”, com a Débora Falabella e Selton Mello.

        • Assisti o filme mas não lembrava da música..

          pelo que entendi, a composição é do Caetano Veloso, mas acabaram preferindo que Los Hermanos cantasse ^^

  13. Ludia disse:

    Por que será que acho q ninguem vai fazer uma musica com o nome de Lúdia ¬¬’

    • Owww.. vou ser obrigada a concordar que a possibilidade é um tanto pequena.. Mas tenta pensar assim.. vai que alguém faz uma exclusiva pra vc? =)

  14. Antonio disse:

    Estava procurando uma musica com o nome da minha namorada e cai nesse post do blog do Muneo…

    http://muneo.wordpress.com/2008/09/12/msicas-com-nomes-de-mulheres/

    Tem muito nomes lá…

    • Oi Antonio,

      pelo jeito o número de músicas é ainda maior do que imaginava.. Mesmo algumas das minhas escolhas não fazem parte dessa lista..

      Encontrou alguma para sua namorada? obrigada pelo link! =)

  15. Shark32 disse:

    Dei uma pesquisada aqui na minha pasta de mp3 e achei estas aqui, nacionais e internacionais.

    Nacionais

    Chico Buarque – Geni, Iolanda
    Elis Regina – Madalena, Maria Maria
    Fernanda Abreu – Kátia Flávia
    Legião Urbana – Leila (Já foi dita), Natália
    Jorge Ben Jor – Ive Brussel
    Rita Lee – Bwana
    Tim Maia – Cristina
    Yamandu Costa – Mariana
    Zizi Possi – Luiza

    Internacionais

    Art Company – Suzana
    Creedence Clearwater Revival – Proud Mary, Molina
    Eric Clapton – Layla
    Goo Goo Dolls – Iris
    Jon and Vangelis – Deborah
    Marillion – Kayleigh
    Nirvana – Polly
    Police – Roxanne
    Rolling Stones – Lady Jane
    Simon and Garfunkel – Cecília
    Simon and Garfunkel – Mrs. Robinson
    The Zutons – Valerie (versão original daquela que Amy Winehouse canta)

  16. Shark32 disse:

    Sacanagem, entrei num link dum cara ali de cima e tem um milhão… perdi meu tempo hahahha

    • Shark, não fique desapontado =)

      Sua lista pessoal é bem vinda! Mtas das músicas que foram citadas no link acima não fazem parte da sua.. Além disso, assim podemos saber quais fizeram maior sucesso..

      Agradeço o empenho! ^^

  17. Fernanda disse:

    Tem tb Marcela e Fernanda do Columbia…

  18. Andrei disse:

    Oi, muito boa essa lista, baah, Camila, Camila, Carlina Ana Júlia, Janaína, Daniela, essas eu conhecia, e as outras conhecí agora. Mas tem uma que eu conheço, e é relativamente popular, aki no sul do Brasil pelo menos, Melissa, do Bidê ou balde, que é mais ou menos assim:
    Te fiz um rock, Melissa
    Pode crer que é sobre amor
    Mas eu não sou publicitário
    E a minha vó é de Bagé
    Eu te escrevi uma carta
    Cheia de frases de impacto
    E se precisa alguma coisa
    É só pedir que eu faço

    Se tu quiser que eu te leve eu aprendo a dirigir…
    Se tu quiser que eu te leve eu aprendo a dirigir…

    Valew pelo espaço dado ao leitor desse blog. me add no msn pra trocar alguma ideia alguma hora. Valeu.

    • Olá Andrei, fico feliz que tenha gostado da lista!

      Eu até conheço a música do Bidê ou Balde, mas não sei se a banda é conhecida em todo país. Tenho a impressão que o sucesso é mais na região sul mesmo.. De qualquer maneira, agradeço a dica e a visita ao blog!

      ^^

  19. Andrei disse:

    Ops, é Carolina, e não Carlina
    Lembrei de outra também, Mariana foi pro mar do Ira!
    Desculpa.

  20. Jonathan disse:

    esquecerão de muitas musicas ai.
    como uma das mais marcantes
    Maria Maria de Milton nascimento.

  21. Marianne disse:

    Meu nome já deu inspiração pra dois artitas.

    Marianne- Renato Russo [ sendo essa em inglês]

    Mariane- Bruno e Marrone [ sei que essa foi para a esposa do Bruno].
    bjos

  22. JOSE MARIO PINTO FILHO disse:

    ANA – ROBERTO CARLOS
    IRACEMA – DEMONIOS DA GAROA
    NATASHA – CAPITAL INICIAL
    JURACI – CAETANO VELOSO
    IRENE – CAETANO VELOSO
    FLORA – GILBERTO GIL
    DANDARA – SIMONE
    YOLANDA – CHICO BUARQUE
    MADALENA – IVAN LINS
    DINORAH, DINORAH – IVAN LINS
    CRISTINA – ROUPA NOVA
    LUIZA – TOM JOBIM
    RITA – CHICO BUARQUE
    BEATRIZ – MILTON NASCIMENTO
    MARINA – GILBERTO GIL … NO MOMENTO SÃO AS QUE ME VEM A CABEÇA, ESPERO TER CONTRIBUIDO

  23. Luciano disse:

    Creuza do Pedra leticia é otima!!!

  24. valmira de oliveira disse:

    preciso de uma musica com o nome Amanda

  25. thaina disse:

    muito bom

  26. adelaide (inimigos do rei)
    alice (kid abelha)
    alice maria (raul)
    aline (los hermanos)
    amélia, ai que saudades da
    ana de amsterdam (buarque)
    ana e o mar (teatro mágico)
    ana julia
    angela (raul)
    angelica (buarque)
    annie (h. vianna)
    bárbara (buarque)
    bárbara (los hermanos)
    beatriz (buarque)
    bertha (dr. silvana)
    bete balanço (barão vermelho)

    existem muitas… não sai nem da letra b ainda.

  27. Rui R. Santos disse:

    Alguém falou, Mariana foi pro mar., do Ira essa é boa

  28. alguem sabe de uma musica que tenha camila, sem ser o nunhum de nós??
    se sabe me fala por favor!!!
    é urjente

    • Camila Mariana disse:

      então tem uma música chamada Ocara de Fernando sorocaba e tem Gustavo lima cm a música Camila tds trem participação do nome Camila…

  29. bruna disse:

    faltou my michelle do guns n roses, e eu nao sabia que Kayleigh era nome de mulher vou procurar saber!

  30. Junior disse:

    LADY MADONNA – THE BEATLES …….. com certeza tem vídeo e é bastante conhecida !!!

    O que me impressionou foi o fato de você responder a todos que deixaram recado.

  31. zange disse:

    Achei interesantissimo. Querem vê mais procurem Sandro Lucio e Julio Nascimento. São cantores brega que rola aqui na Bahia. Tem cada um….

  32. ana julia disse:

    eu acho a musica Anna Julia linda, eu queria um homem q fizesse uma musica pra mim…

  33. jose eduardo disse:

    tb vou fazer minha listinha , jorge ben jor : tereza , veruska , jezualda , dorothy , domingas , domenica . carolina carol bela =, grupo sem compromisso: mariana, = bruno e marrone: mariane ,= calcinha preta: amanda ,paulinha = Biro do cavaco: jessica ,= saborear: daniela , aparecida: tereza aragão = Art popular: nani = katinguele: Eleni
    espero ter colaborado tb beijos.

  34. Demetrius disse:

    Oi Carla, muito legal a sua lista, e mais legal ainda é a interatividade de todos, parece que esse é um assunto que todo mundo tem curiosidade,eu mesmo a um tempo estou querendo gravar uns CD’s so com músicas com nomes de mulheres, um de rock, e outro com nacionais (rock pop e MPB), e estava pesquisando e parei aqui, e como o Junior comentou, legal vc ter respondifo a quase todos os comentários, não vou sugerir nem dar nenhuma dica pois a galera mandou bem e eu acho que deva ser difícil lembrar de mais alguma, as minhas preeridas de todas as citadas, são Luiza do imortal Tom Jobim, Michelle dos Beatles (nem vi se alguem citou) e da sua lista Angela do mestre Raul. Abraços
    virei seu fã

  35. Rosana disse:

    Carla,

    Não li todos os comentários, mais acho que ninguém citou sobre a Rosanna do Toto.

    Beijos e parabéns!!

  36. Dani disse:

    Bom dia…

    Engrossando a lista de nomes temáticos para as músicas internacionais:
    Tem a Dani California, do Red Hot Chilli Peppers (2006)… Musicão!
    By the way (1999) também se inspira numa “Dani the Girl”…
    Muito feliz esse post! Parabéns!

    Abraço!

  37. Poxa é Frustante Não ter uma música com Meu nomeee
    Nossa queria Tanto que tivesse uma =/

  38. FALTOU A PRINCIPAL MÚSICA: “MARGARIDA”, VERSÃO DE MOURÃO FILHO DA MÚSICA “CONCERTO PARA MARGARET DE RICARDO COCCIANTE, ITALIANO, GRAVADA POR ALTEMAR DUTRA NOS ANOS 80.
    VEJA NO YOU TUBE – JOÃO DINO SERESTEIRO – MARGARIDA

  39. mateus disse:

    RENATA INGRATA? KKKKK FALTOU ESSA!

  40. Rennan disse:

    Já se passaram mais que 4 anos desta bela matéria…
    Não sei se esse meu comentário será visto, mas confesso que esperei Anna, dos Engenheiros.
    Abraço!
    *Se bem que é um tanto vazio mandar um abraço, mesmo assim, vai.

  41. Kathelen disse:

    Eu preciso de uma música com o nome Maria Eduarda, mais se alguém conhecer alguma que fale, Duda,Eduarda, Maria.. enfim, também ajuda, é para homenagem de anos.

  42. Kathelen disse:

    Eu preciso de uma música com o nome Maria Eduarda, mais se alguém conhecer alguma que fale, Duda,Eduarda, Maria.. enfim, também ajuda, é para homenagem de anos. Seráque algm pode me ajudar ?

Seu Comentário

*