Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada



Dia do Rock Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

Desde 1985, 13 de julho é considerado mundialmente o dia do Rock. E a data não poderia ter surgido em uma época mais oportuna. Mais do que nunca, o estilo musical teve seu auge em meados da década de 80 até o início dos anos 90.

Foi nesse período que surgiram inúmeras bandas dedicadas ao gênero no Brasil.  Partindo da lendária Aborto Elétrico que deu origem tanto a Legião Urbana quanto a Capital Inicial até a polêmica Camisa de Vênus e seu Marcelo Nova, parceiro musical de um dos maiores representantes do Rock nacional, Raul Seixas.

No entanto, com o passar do tempo, outros estilos ganharam mais destaque e muitos ficaram pelo caminho. O rock atual se mistura a hardcore, tendências teen e roupas pseudo inovadoras.  Mas para quem sente falta daquele estilo de cantar consagrado há mais de vinte anos, nada como comemorar essa data ouvindo 10 bandas nacionais que sobreviveram à moda e continuam na estrada:

01 Kid Abelha Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

Você pode estar se perguntando, Kid Abelha ainda existe? Kid Abelha deveria estar nessa lista? E a resposta é obrigatoriamente sim. Formada por Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato, o grupo nasceu em 1982, com alguns outros integrantes, tal como Leoni, namorado da vocalista na época.  Em férias duradouras desde 2007, seus integrantes se dedicaram a projetos paralelos. No entanto, o retorno da banda foi anunciado recentemente, e deve acontecer no dia 04 de setembro, durante uma nova turnê que terá início em Tóquio. Assim,  o trio acostumado a criar hits, pretende retornar à ativa e reconquistar seu espaço nas rádios brasileiras.

02 Barao Vermelho Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

Há poucos dias, a morte de Cazuza completou exatos 20 anos. Tempo suficiente para que se tornasse um ícone independente da sua primeira incursão musical, nos vocais do Barão Vermelho.  Mas o mesmo também aconteceu com a banda, que se tornou mais puramente Frejat com o passar do tempo.  Com sucessos consolidados, o grupo chega aos seus 30 anos em 2011, porém, o aniversário deve fazer parte das férias declaradas desde 2007.   Também dando prioridade a projetos solos, sua continuidade ainda não tem data marcada para iniciar, mas apesar de boatos e especulações sobre um fim, a única certeza é que de embora shows não estejam acontecendo, a pausa não é definitiva.

http://www.youtube.com/watch?v=uDoxLJrGBuY

03 Titas Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

Sim. Seu integrante mais jovem tem 50 anos. Sim, as bandas de sucesso atuais contam com uma soma total de idade mais ou menos na mesma faixa. Mas não, em termos de vitalidade, elas não servem como base de comparação. Titãs, cuja criação aconteceu no início da década de 80, é uma das bandas mais ativas daquela época. Mesmo perdendo um número considerável de integrantes ao longo dos anos, o hoje quarteto, está atualmente em turnê com o cd Sacos Plásticos, lançado em 2009. Praticamente parte da cultura musical brasileira, sua história foi recentemente retratada em um documentário intitulado “A Vida até Parece uma Festa” e segue se apresentando pelo Brasil.

04 Nenhum de Nos Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

Com seu primeiro álbum lançado em 1987, os gaúchos do Nenhum de Nós chegaram ao estrelato logo na estreia, com a clássica Camila, Camila. E mais tarde, com a ainda mais clássica Astronauta de Mármore. No entanto, ao longo dos anos, o grupo liderado por Thedy Correa se distanciou da mídia, passando a impressão de que teria chegado ao fim. Porém, ao contrário do que possa parecer, eles não apenas continuam fazendo shows por todo Brasil e fora dele, como estão em fase de produção do décimo quarto disco. Contando com breves períodos de recesso entre seus trabalhos,  os integrantes também se dedicam a produções paralelas, como foi o caso de Loopcínio, disco solo de Thedy.

05 Biquini Cavadao Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

No início de 2010, o Biquíni Cavadão completou 25 anos, e decidiu comemorar em grande estilo, produzindo uma segunda edição de um cd especial com os sucessos do rock nacional dos anos 80. O álbum “Ao Vivo No Circo Voador” é uma prova de que a banda continua viva. Outro exemplo disso, é o recém lançado single “Acordar pra sempre com você, em que uma parceria com o grupo Fresno demonstra a avidez dos integrantes em se renovar perante o público, apesar do tempo. Bastante presente nas mídias sociais, Biquini tomou um caminho diferente na música brasileira, tentando sobreviver de forma independente, sempre se posicionando de forma crítica durante os shows.

06 Capital Inicial Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

Eles ficaram escondidos e meio esquecidos durante um bom período. Mas ressuscitados e celebrados após o Acústico MTV em 2000, Capital Inicial retomou seu posto de sucesso e desde então conta com altos e baixos em sua carreira. Liderada por Dinho Ouro Preto e criada em 1982, a banda segue se apresentando e em junho desse ano, lançou seu décimo segundo disco, chamado Das Kapital, título inspirado na principal obra do intelectual alemão Karl Marx. Seu sucesso junto ao público jovem,  que ainda não era nascido nos anos 80, é considerado bastante peculiar pelos críticos, que avaliam que seu apelo como sendo moderninho ou computadorizado demais.

07 Acusticos e Valvulados Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

Calouros nessa lista, os integrantes do Acústicos e Valvulados são fiéis representantes do rock gaúcho, que de tempos em tempos consegue destaque nacional, para mais tarde se voltar ao seu público original. Com seu primeiro álbum lançado em 1991, o grande sucesso da banda aconteceu oito anos depois, quando a música “Até a hora de parar” se tornou um dos principais hits do ano. Mas apesar dos minutos de fama no país todo ter diminuído consideravelmente, o grupo segue se apresentando principalmente na região sul. Seu último trabalho lançado foi “Acústico ao vivo e a cores”, em 2007, que reúne as principais canções dos quase 20 anos de existência.

08 Engenheiros do Hawaii Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

Quando se existe há mais de duas décadas, férias duradouras parecem ser algo comum no mundo musical. E não é diferente com Engenheiros do Hawaii. Liderada, divulgada e personificada por Humberto Gessinger, a banda entrou em recesso em meados de 2008 e tem retorno marcado apenas para o próximo ano, em que serão comemorados os 25 anos do lançamento do cd “Longe Demais das Capitais”. Com diferentes formações ao longo do tempo, EngHaw possui um número considerável de fãs, que impedidos de ter novas canções originais, acompanham o projeto paralelo do vocalista, chamado Pouca Vogal, que percorre o país cantando com Duca Leindecker, do Cidadão Quem.

http://www.youtube.com/watch?v=ni3oK-5xOhk

09 Cidadao Quem Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

Outro representante do rock gaúcho, o Cidadão Quem também está em um período de hiato, mas nesse caso, em razão de um tratamento de saúde de um dos integrantes e portanto, sem previsão de retorno.  Enquanto isso, seu líder Duca Leindecker faz dupla com Humberto Gessinger, no projeto Pouca Vogal, que reúne composições dos dois grupos. Criada no início da década de 90, a banda surgiu cerca de 50 anos depois da exibição do filme Cidadão Kane, que inspirou o nome do grupo. Sem nunca ter estourado nacionalmente, já fez parte de trilhas sonoras de novelas como Malhação, mas suas apresentações essencialmente se mantém na região sul do Brasil.

10 Paralamas do Sucesso Dia do Rock: 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

Em se tratando de Paralamas do Sucesso, é difícil, senão impossível, encontrar alguém que não conheça e saiba cantar pelo menos três de suas canções. Projetado desde o final da década de 70, mas oficialmente criado em 1982, com  Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, o trio é parte da cultura musical brasileira e conquista sucessos a cada obra. A mais recente delas, “Brasil Afora”,  foi lançada em 2009 e considerada pelos críticos uma retomada de seus velhos e áureos tempos.  Os shows do novo cd tem sido apresentados em diversos estados,  o que não acontecia desde 2005. Sua produção exemplifica grande parte das escolhas dessa lista, uma mistura de rock com elementos pop.

Além dessas, Ultraje a Rigor, Uns e Outros e Velhas Virgens são exemplos de grupos remanescentes de décadas atrás que continuam sobrevivendo em meio às novas vertentes do Rock que surgiram no Brasil.

E você, fã ou não do estilo, se lembra de alguma outra que vale a pena ser lembrada na data de hoje? Então deixe seu comentário e conte pra gente um pouco mais do seu gosto por rock nacional!

Por Carla Gomes, do Blog NaTV

 
Sobre Carla Gomes

Carla Gomes é viciada em séries e doente por livros. Jornalista, admira qualquer história bem contada. Escreve para o Blog Na TV e de vez em quando pode ser encontrada no Twitter: @_CarlaGomes_

Comentários

  1. Pouca Vogal fico bom d+! Reuniu dois otimos musicos de bandas diferentes num projeto excelente. E em outubro eles virao ao rio \o/

  2. Nossa, lembrei da minha infância agora.

    Rock 80 era a musica que meus pais usavam pra me colocar pra dormi quando eu era bebê.
    Tenho uma relação pessoal com a maioria das bandas… Foi por causa delas que eu comecei a gostar de musica.
    E o show de 25 anos do Biquíni foi de longe o melhor show que eu fui até agora e olha que eu tô em todos os show’s deles desde 2005

    ótimo especial, mesmo.

  3. O Rock N’ Roll é de fato a melhor vertente musical criada até hoje.
    O nostálgico anos 80 fizeram e continuarão a fazer parte da história de todos nós.
    #NenhumdeNos na veia

  4. sou fã das bandas de rock dos anos 80 e 90 e gostaria,de ter contatos deles para um projeto de resgate,divulgação e valorização dos pop/rock ancional do passado e ter acesso a toda discografia deles.

    aguardo contato e resposta!

  5. bentolú disse:

    opa! está falando falar daS melhorES bandaS dos anos 80.
    HOHERIZAH..UNS E OUTROS

  6. TAMBEM FORA ESSAS QUE VÇS ANUNCIARAM TINHAN TAMBEM RPM LEO JAIME CAMISA DE VENUS LEGIAO URBANA E OUTROS MAIS MAS PRA MIM DA QUELA EPOCA QUE EU MAIS CURTI FOI RPM ESSA BANDA ARREBENTA EM TODOS OS SENTIDOS DO POP ROCK NASCIONAL NAO SEI SE HOJE EM DIA SERA A MESMA

  7. Elimar disse:

    Boa noite gostaria de pedir a ajuda de vcs para encontrar o nome de uma musica e o nome do cantor que canta essa musica pois só sei apenas um trecho da letra que diz assim: Se o pecado é meu lazer eu não posso comungar, minha hostia ja mofou..só sei este trecho se alguem souber o nome desta musica e o cantor que canta ela por favor me informe é muito importante pra mim. meu email é rodriguessantos97@gmail.com

  8. leticia disse:

    me ajude a encontrar musicas mais conhecidas de bandas que surgirão na decada de 90.

  9. Vera Motta disse:

    Pow!! Vcs poderiam ter citado RPM, na minha opinião a melhor banda de rock do Brasil e que agora voltaram com força total. Põe um vídeo ai tchê! pode ser da música Revoluções Por Minuto ou Muito Tudo que recentemente foi lançada pelo RPM e tem tudo a ver com a banda e com o nosso momento atual.Vlw

  10. Barão vermelho
    Nenhum de nós
    Engenheiros do Hawaii
    Titãs

    Foda

  11. kkkkkkkkkkk

  12. raissa souza e sara disse:

    adoguuuuuuuuuuuuuuuuuuu….amei essas bandas

Trackbacks

  1. […] 10 Bandas Nacionais dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada […]

Seu Comentário

*